Mamãe, quando você vai sarar?
No Outubro Rosa, psicóloga faz lançamento de livro infantil no Monteiro Anglo
A psicóloga Dulce Ferraz esteve no Colégio para o lançamento do livro: Mamãe, quando você vai sarar?
A obra infantil aborda de maneira leve e delicada uma experiência pessoal da autora, que teve câncer de mama três anos atrás.
O livro é narrado por Nina, uma das filhas de Dulce, na época com 6 anos. A menina tenta entender o que está acontecendo com a mãe, sempre tão saudável, que de uma hora para outra tem que ir a médicos e ao hospital com muita frequência.
Com a curiosidade e a inocência inerentes a uma criança, Nina vai narrando as transformações que a doença traz não só a sua mãe, mas também a toda a família.
O livro tem toques de humor em diálogos divertidos entre Nina, a mãe e Maya, a irmã caçula.
O que as crianças acharam do livro?
Durante a visita ao Monteiro Anglo, Dulce conversou com os estudantes do EF1 e também leu trechos de sua obra para eles.
As crianças interagiram com perguntas e opiniões sobre o livro e também sobre as ilustrações feitas por Clau Paranhos.
Antes do encontro com a autora, as professoras do Colégio fizeram um trabalho pedagógico explorando diversas abordagens sobre o tema, como, por exemplo, o que significa Outubro Rosa.
“Na roda de conversa com as crianças, me emocionei com a sensibilidade delas de associarem a história do livro com histórias de adoecimentos de pessoas que elas conhecem, e fiquei feliz em vê-las se divertindo por se identificarem com as sapequices das personagens”, contou Dulce.
As crianças também participaram de um coquetel feito especialmente para elas e de uma divertida atividade pedagógica sobre o livro. Momento em que escreveram surpreendentes reflexões e fizeram lindos desenhos.
Uma troca enriquecedora
Como parte do evento, a autora também recebeu os pais dos estudantes para um bate-papo, que teve a participação da psicóloga e professora universitária Walquíria Ramires, do psicólogo do Monteiro Anglo Caio Gabriel e das professoras Camila Nascimento e Rosangela Nogueira.
Eles debateram sobre como falar com as crianças assuntos difíceis como doença e luto.
Foi um momento enriquecedor em que as famílias puderam fazer perguntas e também relatar situações de tristeza e superação causadas pelo câncer de mama.
“O que mais me tocou foram as trocas. As pessoas foram muito generosas em compartilhar suas histórias, suas dúvidas e saberes”, declarou Dulce.
Para encerrar essa noite tão especial, Dulce Ferraz autografou exemplares do livro durante um coquetel.
Pelo Brasil
Dulce Ferraz mora há três anos na França, mas esteve em outubro no Brasil especialmente para o lançamento do livro.
A autora percorreu algumas capitais. Momentos em que promoveu rodas de conversa sobre o tema.
“Eu penso que o Outubro Rosa precisa ser isso: uma oportunidade para conversarmos mais sobre o câncer de mama. Muitas vezes a doença acaba restrita a campanhas para mulheres fazerem exames. Isso é importante, mas não é suficiente. Eu acho que precisamos conversar sobre a doença, o tratamento e, principalmente sobre a importância de formarmos redes de cuidado e solidariedade para mulheres que estão em tratamento”, finalizou a autora.
Autora durante o bate-papo.