EXPO CONHECIMENTO 2019
Trabalho em equipe e muito aprendizado
O tema dos trabalhos apresentados pelas turmas do EF2 na Expo 2019 foram os Clássicos da Literatura. No 1º semestre do ano, os alunos leram os livros paradidáticos escolhidos pelos professores de acordo com a faixa etária de cada turma e dos conteúdos trabalhados nas séries. Em seguida, as turmas fizeram trabalhos sobre as obras escolhidas que resultaram na Expo Conhecimento no 4º bimestre. “Nós escolhemos as obras para a exposição deste ano de acordo com o conteúdo programático das séries”, explicou Nathália Carvalho Lopes, professora de Português e coordenadora da Expo Conhecimento.
6º ano Os alunos do 6º ano apresentaram o trabalho baseado no livro Alice no país dos números, de Carlo Frabetti, inspirada no clássico Alice no país das Maravilhas. “Essa obra foi escolhida para despertar nos alunos a vontade de conhecer a história dos algarismos”, explicou a coordenadora Nathália. Os estudantes foram orientados pelos professores Rodrigo de Oliveira, de Educação Física e Renata Fraga Herreira, de Matemática.
7º ano A turma do 7º ano fez o trabalho a partir do livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Os estudantes reproduziram o clássico por meio de uma encenação. “Com isso foram trabalhadas várias habilidades com os alunos, como a oralidade, por exemplo”, afirmou Nathália Lopes. Os estudantes foram orientados pelos professores Paulo Filipe Gregolin, de História, Carolina Ponciano, de Inglês e Rosangela Nogueira, de Espanhol.
8º ano O trabalho apresentado pelos estudantes do 8º ano foi baseado na obra A volta ao mundo em 80 dias, Júlio Verne. Os alunos conheceram a gastronomia e a cultura dos países por onde o protagonista passou. Durante a exposição, a turma do 8º também serviu pratos típicos desses locais. Os estudantes foram orientados pelos professores Marco Antônio Salvador, de Biologia e Fabrício Lira, de Física.
9º ano
O sol da liberdade, de Giselda Laporta Nicolelis foi o livro trabalhado pelo 9º ano. A obra provocou nos alunos reflexões sobre o racismo e também mostrou como os negros contribuem muito em todos os segmentos da sociedade. “Essa contribuição vem em diversos aspectos, seja na literatura, na arte, na culinária ou na religião”, declarou Nathália. Os estudantes foram orientados pelos professores de Geografia, Paulo Victor da Silva e Arte, Raquel Rufino de Aguiar. “A proposta de trabalhar o livro que eles leram, não só na disciplinade Português, mas também em outras matérias é excelente! Quero parabenizar os alunos e a escola”, afirmou Carolina Varotto, mãe do aluno Ian Varoto Watermann. “Realmente a Expo me surpreendeu. Parabéns aos professores! Parabéns aos alunos!”, declarou Renato Lobo, pai da aluna Bianca Lobo.
Estudantes do 6º ano