FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Palestrante dá exemplos práticos de como pais podem agir com os filhos no dia a dia.
Os pais tiveram a oportunidade de assistir a uma grande palestra com a psicopedagoga, Rosane Silva convidada pelo Colégio Monteiro Anglo.
Assessora Pedagógica do Anglo, Rosane é especializada em Neurociência e Psicanálise.
De maneira descontraída e direta, Rosane falou sobre as fases de desenvolvimento da criança e do adolescente.
No começo da palestra, ela mostrou um vídeo de uma criança de 2 anos fazendo birra em casa.
Em seguida, a psicopedagoga ensinou técnicas de como os pais devem agir diante de uma situação como essa.
“Manter a calma, evitar força física, mudar o foco da situação, ignorar as crises de birra e não compensar nem punir”, declara.
Rosane explicou que a escola é um espaço coletivo que proporciona a criança oportunidade de sair da zona de conforto que ela normalmente tem em casa.
“Na escola a criança é incentivada a ter iniciativa e aprender a ir em busca do que ela quer. A criança precisa passar por frustrações para amadurecer. É um processo que começa na infância e se manifesta na adolescência. Na casa ela tem regras, na escola ela tem limites.”, explica.
Durante a palestra, ela também abordou as diversas fases pelas quais passam os adolescentes, desde as transformações físicas, até as psicológicas.
“Entre o 7º e 8º anos, os meninos começam entrar na puberdade, o corpo muda, eles crescem, tem o chamado estirão. O cérebro deles está passando por mudanças também. É uma fase muito difícil para os meninos do que para as meninas desta idade. Portanto, e eles precisam ser acolhidos e ouvidos pela família”, afirma.
Rosane explicou ainda, que durante o Ensino Médio a relação da família com o filho pode ser complicada.
“É uma das fases mais difíceis entre pais e filhos. Normalmente este jovem não sabe ouvir não e sempre esteve acostumado a ter tudo facilmente. É por isso, que o índice de suicídios nesta faixa etária vem crescendo ultimamente”, alerta.
Os pais participaram da palestra fazendo muitas perguntas e interagindo com a psicopedagoga.
“Nós aprendemos muitas informações importantes que serão úteis para a nossa relação com nossos filhos”, afirma Caroline Marciano.
O Assessor Pedagógico Thiago Silvestre, também esteve presente no encontro.
A psicopedagoga Rosane Silva durante a palestra.