top of page

VIVENDO O MOMENTO PRESENTE

Monteiro Anglo oferece momentos de Yoga e Meditação aos alunos

Como é normal em crianças quando chegam à sala de aula, muitas vezes elas estão bem agitadas. Mas basta a atividade ter início e todas vão se aquietando, relaxando e ficando mais calmas. Essa é uma aula diferente das outras: é hora de fazer yoga e meditar.

A novidade faz parte da proposta extracurricular do Monteiro Anglo e ocorre uma vez por semana com as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.

Tudo é preparado para que os alunos aproveitem bem o momento. A sala fica com as luzes apagadas, há tapetes espalhados pelo chão e uma música suave que preenche todo o ambiente.

“Nós sempre começamos a aula com posturas básicas de yoga. Com isso, os alunos vão ficando mais tranquilos, conscientes do próprio corpo e da própria respiração. Isso os prepara para a prática da meditação que nós fazemos em seguida”, explica o professor de Educação Física, Rodrigo de Oliveira.

Os exercícios são feitos de maneira lúdica, assim como o momento da meditação, que tem como base a técnica Mindfulness, de atenção plena.

“Pouco a pouco, as crianças vão ficando mais tranquilas. Além disso, elas passam a ter um maior domínio do corpo e mais concentração e isso se reflete positivamente na sala de aula”, explica o professor Rodrigo.

Com a prática regular da meditação, a tendência é que as crianças tenham mais facilidade para prestar atenção nas aulas, mais concentração na execução das atividades e, como consequência, tenham melhor rendimento escolar.

“É muito gostoso, eu consigo relaxar bastante”, conta o aluno Matheus Thomas Oliveira de Almeida do 1º ano.

“Eu consegui relaxar e até dormi um pouquinho”, afirma Rafaella Corbett Moreira, do 2º ano.

Os benefícios sentidos pelas crianças são comprovados por especialistas, que afirmam que a meditação, ajuda a desenvolver a empatia, a gratidão e maior autocontrole, além de aumentar a concentração, fazendo reduzir conflitos na escola e fortalecendo o relacionamento entre os alunos.

Boa convivência

Como parte de propostas inovadoras que o Monteiro Anglo vem oferecendo, o Colégio também implantou o Programa de Desenvolvimento Social.

São encontros que ocorrem há dois anos em que os alunos debatem situações e assuntos do dia a dia deles e que podem ter gerado certos conflitos. A mediação é feita pela pedagoga e diretora do Monteiro, Aneliza Abreu no EF2 e pelas professoras no EF1.

“Não há respostas prontas por nós mediadoras. A ideia é que os próprios estudantes consigam achar a solução”, explica a diretora.

Neste semestre, o psicólogo Caio Gabriel foi convidado para acompanhar as turmas e dar uma assessoria ao projeto.

“Este profissional vai trazer um conhecimento específico que irá somar ao trabalho dos professores, contribuindo ainda mais para que o projeto alcance cada vez melhores resultados”, afirma Aneliza Abreu.

“Eu venho como observador e proponho intervenções quando necessárias, mas as professoras são o eixo do trabalho. Neste bimestre as professoras estão usando fábulas que ajudam a ilustrar sentimentos como felicidade, inveja e afetividade. O projeto propõe diminuir conflitos no ambiente escolar e principalmente preveni-los”, explica Caio.

“Estamos oferecendo a meditação, o yoga e o Programa de Desenvolvimento Social como diferenciais aos nossos alunos, pois sabemos que esses recursos proporcionam muitos benefícios e mais qualidade de vida a eles. O yoga e a meditação acalmam a mente, auxiliam na melhora da saúde, trazem autoconhecimento e nos ajudam a ser mais felizes. Com isso, os estudantes passam a ter uma maior visão de coletividade e, consequentemente de respeito a si e também ao colega em sala de aula”, finaliza Ane Abreu.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page